Notícia – Alcoolbrás

 

São Paulo, 01 de setembro de 2016


Tecnologia garante proteção e recuperação de rotores de exaustores utilizando polímeros especiais
 

A tecnologia para proteção e recuperação de rotores de exaustores para caldeiras por meio de polímeros especiais é uma das grandes apostas da Armo para a safra 2016/2017.

A empresa já se consolidou na recuperação de outros equipamentos como bombas e roscas transportadoras. “Foi um desafio levar a tecnologia para os rotores. Exigiu muita pesquisa, testes e investimentos até podermos oferecer uma solução segura, já que, o que se tinha no mercado até então, apresentava uma alta taxa rejeição, porque não conseguia corresponder às expectativas desse mercado”, contou o presidente da Armo do Brasil, Hércules Tchechel.

Um dos investimentos feitos pela Armo foi a aquisição de um jato de granalhas especial, padrão SA3, responsável por abrir a rugosidade e dar ancoragem ao polímero na importante etapa de preparação da peça.

Tchechel explica que os rotores de exaustores estão com a vida útil cada vez mais comprometida em função da “massa” gerada pelo acúmulo de resíduos, trazidos muitas vezes, pela colheita mecanizada, aumentando o processo de abrasão, corrosão e desbalanceamento do equipamento.

Os polímeros utilizados na recuperação contam com microesferas de zircônia e titânio e possuem característica antiaderente (PTFE), o que permite a autolimpeza do equipamento, sem a necessidade de interromper o processo, acarretando ganhos na produção. Por essa razão, algumas usinas e fabricantes de rotores também estão optando pela proteção de rotores novos.

 
 
<< voltar à lista de notícias
 
 
 
 
 
 

Todos os direitos reservados à Valete Editora Téc. Corm. Ltda. – Desde 06/02/2001