Notícia – Alcoolbrás

 

São Paulo, 14 de abril de 2016


TGM potencializa tecnologias em turbogeradores
 
 

As evoluções tecnológicas da TGM consolidam novos conceitos em prol do desenvolvimento do setor sucroenergético. Quatro turbinas que entraram em operação – duas de 60 MW na Odebrecht, uma de 50 MW na Ingenio Palo Gordo e uma de 65 MW na CGN – expressam tais incrementos.

O projeto da Odebrecht Agroindustrial - Unidade Eldorado, em Rio Brilhante / MS, recebeu a aplicação de novos conceitos na geração de energia com ciclo regenerativo. Todo o processo, além de resultar em maior exportação de energia e eficiência à planta, propiciou maior estabilidade, flexibilidade e disponibilidade operacional, bem como reduziu o custo operacional.

Na Palo Gordo, na Guatemala, a turbina de condensação de 50 MW é para vapor de admissão de 105 bar (a) e temperatura de 537ºC. A máquina tem controle de extração e está aplicada em geradores de dois polos. A Usina já conta com uma turbina TGM de 33 MW na cogeração para consumo próprio e o restante é vendido à rede elétrica.

A Guatemala recebeu ainda outra turbina TGM de condensação modelo CT 63 com 65 MW para potencializar o processo industrial na CGN. Esta foi a maior turbina a vapor fabricada na América Latina com tecnologia 100% brasileira. Por se tratar de um acionamento direto de gerador, a rotação da turbina é de 3.600 RPM. Esta característica visa maior economia de combustível da planta, cujo projeto conta com um ciclo regenerativo composto de múltiplas tomadas de vapor para o reaquecimento da água de alimentação da caldeira.

 
 
<< voltar à lista de notícias
 
 
 
 
 
 

Todos os direitos reservados à Valete Editora Téc. Corm. Ltda. – Desde 06/02/2001